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Sustentabilidade 360º | Ecopack

Ecopack: o desafio de encontrar uma verdadeira embalagem sustentável

Depois de todos os desafios que se colocaram ao nascimento da BASEVILLE e ao desenvolvimento e produção das peças, outra grande etapa que necessitava ser ultrapassada apresentou-se: a embalagem. E nós necessitávamos não apenas de um meio de transporte para as nossas peças, mas de um verdadeiro Ecopack.

Esta “pequena questão” encontrava-se em planeamento para ser resolvida. Como era tão difícil solucionar, acabou por ser deixada para o fim. Pode uma marca responsável desenvolver uma embalagem que seja coerente com toda uma essência de qualidade premium, de intemporalidade e de respeito ambiental, em simultâneo?

 

A importância da Embalagem na distribuição online

A BASEVILLE foi pensada para ser uma marca com venda maioritariamente online. O primeiro contato físico com as peças acaba por ser feito através da embalagem.

A forma como se apresenta, o que está escrito, a marca impressa, o cheiro,… A essência de uma marca, especialmente as que não possuem lojas físicas, passa também por aqui. A sua embalagem é a forma de se apresentar à sua cliente e não pode ser descurada.

Com tão importante função, foi essencial pesquisar para encontrar a solução mais adequada. Não se tratava apenas de desenhar uma embalagem bonita, mas mais do que isso, encontrar algo que à primeira vista contasse a nossa mensagem de respeito por todos os recursos, um ecopack. E como concretizar isso? Não foi fácil, garantimos.

Os desafios

Na pesquisa à procura de um ecopack, analisámos várias soluções propostas por diversos fornecedores: desde plástico a cartão reciclado (e mesmo plástico e cartão convencionais), acabando no papel de pedra. Todas soluções que, apesar de interessantes, não sentimos estarem alinhadas connosco. Independentemente do material, ou do design, todas acabariam no caixote do lixo quando a peça fosse entregue.

Percebemos que o problema era o conceito de “uso único”, não era “a nossa” solução. Não fazia parte do nosso ADN.

As soluções

Após alguma pesquisa encontramos a REPACK, não um produto, mas um serviço que permite até cerca de 20 utilizações da mesma embalagem. Aceitámos esta solução temporariamente, pois os custos são bastante elevados. Enquanto marca assumimos como compromisso fazer sempre mais e melhor.

Há medida que a marca cresce percebemos que existem outras possibilidades no mercado que nos garantem respeito pelos recursos, como as embalagens Correio Verde. Estas são produzidas com materiais reciclados, tintas amigas do ambiente e processo de distribuição com compensação carbónica. Embora nem todos os problemas sejam resolvidos com esta embalagem (nomeadamente o uso único), é essencial tomar decisões considerando a perspectiva económica da sustentabilidade.

Assim, acabámos por tomar a decisão de ter 2 embalagens. Uma para uso ibérico (Correios Verde) e outro para uso Internacional (Repack). Acreditamos em equilíbrio e por isso estamos confiantes desta nossa solução. Mas também acreditamos em evolução e inovação, por esse motivo, continuamos na busca pelo ecopackaging perfeito.

#iminbaseville #myfashionresolution